Remover vírus do celular pode ser simples, dependendo do caso, mas pode gerar alguns aborrecimentos até que o procedimento seja feito. A melhor estratégia para evitar isso é a atenção e a prevenção.

No caso dos aparelhos iOS, a Apple é famosa por oferecer ao usuário um sistema de segurança e privacidade poderoso, e um controle rigoroso sobre a distribuição de aplicativos. Assim, o risco de infecção por malware em iPhones é muito baixo.

Já quem tem Android talvez precise se preocupar um pouco mais e não dar bobeira. Algumas precauções podem te ajudar a evitar que algum vírus no aparelho lhe cause aborrecimento. Veja:

Publicidade
  • Baixe apenas aplicativos de lojas confiáveis e oficiais (Play Store, no caso da Android).
  • Mantenha o sistema operacional atualizado, assim como os aplicativos. Essas atualizações podem conter também correções relacionadas à segurança.
  • Se puder, evite usar redes de Wi-Fi públicas, pois elas costumam ser alvo de ataques.
  • Ao instalar um novo app, conceda apenas as permissões necessárias para que ele funcione.
  • Não toque em links ou arquivos de e-mails, SMS, mensagens de aplicativos se não souber se a procedência e se é realmente seguro. Se receber algo suspeito, delete.
  • Tenha senhas fortes.
  • E, por fim, instale um bom app de segurança.

Veja como remover vírus do celular e prevenir a ‘infecção’

Os antivírus são muito importantes para detectar e extrair malwares, mas não só isso. Eles podem monitorar seu aparelho em tempo real, inclusive durante a navegação, e protegem seus dados.

Conheça alguns deles:

Avast Antivirus & Segurança

A Avast é famosa entre as empresas de segurança digital, inicialmente conhecida por seu software para proteção de computadores. Agora, oferece também seu antivírus Avast Antivirus & Segurança, que protege e ajuda a remover vírus do celular Android.

Ele possui recursos que detectam vírus, malwares, spywares, ransomwares, phishing e outras ameaças em tempo real. Além disso, por meio do app também é possível, por exemplo, proteger a privacidade e liberar espaço no aparelho.

AVG Antivírus – Segurança

O AVG é mais uma forma de remover vírus do celular, e bastante conhecido e usado no Brasil. Além dos recursos de segurança mais comuns, o app também propõe-se uma melhora no desempenho do dispositivo.

Isso porque permite ajustes para maior duração da bateria, encerra processos desnecessários, libera espaço, entre outras funções.

remover vírus do celular
Foto: Freepik

VPN & Security by Kaspersky

O VPN & Security by Kaspersky oferece algumas ferramentas bastante parecidas com os outros apps com a mesma função, como remover vírus do celular. Porém, por meio dele o usuário também tem acesso a outros recursos.

O aplicativo também conta com leitor de QR Code seguro e ferramentas antirroubo, e ainda pode controlar aplicativos suspeitos, impedir o monitoramento de chamadas, mensagens e geolocalização, entre outras coisas.

ESET mobile security

Se você deseja remover vírus do celular e ter proteção constante em seu aparelho, o ESET está entre os apps mais simples e funcionais de usar.

Entre seus recursos, estão: scan antivírus, proteção de pagamentos, emissão de relatórios, logs de atividades e bloqueador remoto, anti-phishing, anti-furto, controle e verificação de SMS, bloqueador de apps.

McAfee Security: Antivírus VPN

A McAfee Security também é outra empresa bastante conhecida na segurança digital. Seu aplicativo pode remover vírus do celular, mas não só.

São várias funcionalidades, como: VPN para criptografia wi-fi avançada, bloqueio de sites perigosos e apps com conteúdo sensível, proteção antifraude, análise de segurança das redes, entre outras.

Norton 360 Antivirus

Assim como os outros apps citados, o Norton 360 Antivirus pode remover vírus do celular. Ele possui ferramentas como verificador de Wi-Fi e ad blocker para detectar vírus e evitar ameaças online, por exemplo.

Além disso, ele filtra SMS de spams, detecta redes Wi-Fi potencialmente perigosas, escaneia apps para detectar vírus e prevenir ameaças, detecta e protege contra sites fraudulentos, entre outras funções.

Baixe aqui os aplicativos:

Leia também: Como ativar internet grátis no seu celular

Continue acessando o Consulte News.