Às vezes nosso celular se enche de coisas que não precisam estar necessariamente ali. E chega um momento em que é preciso limpar sua memória.

E alguns aplicativos gratuitos ajudam não só a eliminar o desnecessário, mas também a organizar seus arquivos e mídias.

Assim, você garante uma melhora no funcionamento do aparelho e não gasta um tempão procurando aquela foto tirada há cinco anos ou aquele documento que precisa com urgência.

Publicidade

Separamos alguns desses apps pra você conhecer. Confira:

Limpar memória do celular: Veja alguns aplicativos grátis

Google Files

Em primeiro lugar, temos o Files, com suas funcionalidades e ferramentas para limpar a memória do dispositivo. Na aba “Liberar Memória”, ele indica os arquivos pesados e duplicados, por exemplo, e oferece um atalho para removê-los.

Porém, se você se arrepender de apagar algum, não precisa entrar em desespero! Os arquivos apagados a Lixeira e ficam armazenados lá por até 30 dias (ou até você fazer a limpeza da lixeira).

Além de liberar memória, o Files tem recursos para organizar os arquivos em pastas, criação de pastas seguras, descompactação de arquivos, entre outros.

Outra possibilidade permitida pelo app é a transferência de arquivos para outros aparelhos que também têm o Files instalado, sem necessidade de conexão com a internet, com o Quick Share.

lumpar memória
Foto: Freepik

CCleaner

O CCleaner é uma ferramenta que surgiu para ser usada em computadores PC e MAC. E ele agora pode ser usado para limpar memória de celulares e tablets com sistemas Android e iOS, praticamente com as mesmas funções da plataforma inicial.

E é bem simples fazer a “faxina” no aparelho com este app: basta tocar em “Analisar”, que o CCleaner indica quanto de memória você pode liberar e onde. Ele permite que você veja e escolha o que será apagado. Ele oferece também a função de limpeza programada.

O app ajuda a eliminar arquivos residuais, cache de aplicativos, contatos indesejados, histórico do navegador, conteúdo da área de transferência etc. Oferece uma versão grátis, com anúncios, e uma versão Pro, com mais recursos.

File Manager by Xiaomi

O File Manager foi desenvolvido para MUIU, a interface dos celulares Xiaomi, mas pode ser utilizado no sistema Android. Da mesma forma que o Files, por meio dele é possível limpar memória e gerenciar arquivos em categorias.

Na aba “Limpeza” você solicita uma verificação rápida para apagar os conteúdos desnecessários ou muito pesados.

No gerenciamento dos arquivos há ainda uma ferramenta de busca, onde você pode encontrar facilmente suas pastas no aparelho.

Ele também permite criar pastas ocultas para guardar conteúdos em segurança e ocompartilhamento entre celulares Xiaomi.

iMyPhone Umate Pro

O iMyPhone Umate Pro serve para limpar memória de aparelhos iOS e pode ser utilizado gratuitamente por um período para teste. Ele permite fazer eliminação seletiva de dados e também a exclusão completa sem chance de recuperação. Ou seja, muito cuidado na hora de escolher como apagar, se não tiver certeza do conteúdo que deseja eliminar!

Por fim, por meio do iMyPhone, é possível apagar fragmentos de aplicativos, mensagens, contatos, históricos, fotos, vídeos e outros dados. O recurso de limpeza permite, ainda, que você exporte e compacte arquivos grandes e desinstale aplicativos em massa.

Cleaner Kit – Clean up Storage

Por fim, o Cleaner Kit, que é outra opção para limpar memória de celulares iOS. Bem como os demais apps, com ele é possível excluir fotos duplicadas e vídeos semelhantes, fotos sequenciais, capturas de tela, entre outros arquivos que possam estar ocupando espaço sem necessidade.

No recurso “Limpeza Inteligente”, você limpa o armazenamento do smartphone com apenas alguns toques.

Em suma, além de facilitar a remoção de documentos, vídeos e fotos, o app permite a limpeza de eventos antigos da agenda e você pode também fazer uma “faxina” na lista de contatos, mesclando contatos duplicados e excluindo os indesejados de forma simples.

Por outro lado, há um recurso de teste da velocidade da sua Internet e outro para adicionar widgets de armazenamento. Também é possível organizar arquivos confidenciais no Espaço Secreto do app.

O aplicativo oferece período de teste gratuito.

Afinal, como baixar os aplicativos?

Leia também: Bateria saudável: Conheça aplicativos que aumentam a bateria

C0ntinue acessando o Consulte News!