Você está feliz da vida, com um novo aparelho, achando que comprou um modelo suficiente para ter todos os aplicativos e arquivos que necessita, sem grandes preocupações. Até que aparece o aviso pedindo para você limpar o armazenamento do celular, porque o espaço é insuficiente.

Com certeza essa cena não é apenas uma suposição. Limpar a memória do celular é uma daquelas tarefas que muitos adiam até não conseguir mais usar o aparelho por falta de espaço de armazenamento. Aí, quando ela aparece, é correr contra o tempo para encontrar arquivos para apagar.

Felizmente, existem aplicativos que podem facilitar essa tarefa de limpar o armazenamento do celular e nos ajudar a manter o aparelho em ordem. Quer conhecer algumas?

Publicidade

5 apps para limpar o armazenamento do celular

1. Google Files

Primeiramente, vamos começar com o Google Files, uma escolha segura para usuários de Android que preferem soluções confiáveis do próprio Google.

Além de gerenciar arquivos, o Files sugere a exclusão de arquivos grandes, duplicados e até memes que já foram salvos no backup. Se você se arrepender de deletar algo, não se preocupe: há uma lixeira onde você pode resgatar arquivos por até 30 dias.

O Google Files também oferece recursos adicionais, como pastas seguras com senha, bem como uma maneira rápida de transferir arquivos entre celulares. É como ter um organizador pessoal que não apenas limpa, mas também protege seus arquivos importantes.

2. CC Cleaner

Em seguida, um nome bem conhecido no mundo da tecnologia. Para quem já usou o CC Cleaner no computador, a versão para Android oferece funcionalidades semelhantes.

Ele localiza arquivos pesados, identifica duplicidades e até sugere apps que você raramente utiliza. Além disso, o CC Cleaner divide os aplicativos por tempo de uso e consumo de bateria, ajudando você a entender o que consome mais recursos.

Se optar pela versão Pro, você se livra os anúncios e pode desfrutar de uma limpeza mais profunda e automática, ideal para quem quer manter seu celular sempre ágil e com espaço livre.

3. KeepClean

Nossa terceria indicação é o KeepClean, aplicativo que se destaca pela variedade de funcionalidades que vão além da simples limpeza de espaço. Além de liberar memória RAM e melhorar a performance durante jogos, ele também economiza bateria.

Possui também atalhos acessíveis para limpezas rápidas, com apresentação de sugestões de arquivos que ocupam espaço desnecessário. Do mesmo modo que o anterior, se você quiser navegar sem anúncios, precisa optar pela opção VIP.

4. File Manager by Xiaomi

Para usuários de dispositivos Xiaomi, a opção pode ser o aplicativo nativo File Manager para gerenciar arquivos. Ele categoriza fotos, vídeos, músicas e documentos, facilitando a localização e exclusão de arquivos pouco usados.

A ferramenta também permite criar pastas ocultas para proteger informações sensíveis, como fotos privadas.

Com acesso remoto e uma interface intuitiva, o File Manager simplifica a gestão de arquivos em dispositivos Xiaomi e outros Androids compatíveis.

limpar o armazenamento do celular
Use aplicativos para limpar o armazenamento do celular (Foto: Liza Summer/Pexels)

5. Smart Cleaner – Clean Storage

Por fim, se você é um usuário de iPhone, o aplicativo Smart Cleaner – Clean Storage é uma opção para limpar o armazenamento do celular rapidamente. Embora não otimize a performance como os aplicativos para Android, ele facilita a remoção de capturas de tela, fotos pesadas e duplicadas.

Além de ter função de limpeza rápida, o app oferece um navegador privado e a opção de criar pastas ocultas protegidas por senha, ideais para manter suas fotos e vídeos pessoais longe de olhares curiosos.

Baixe esses apps no seu celular

Leia também Alimentos que engordam e você não faz ideia

Gostou deste conteúdo? Continue navegando por aqui e se mantenha bem informado!