Você sabe o que é hipertensão e como prevenir a pressão alta? Essa é uma doença que atinge muitos brasileiros, e é necessário estar atento quanto aos sintomas e prevenir a doença.

Afinal, o que é a hipertensão?

imagem de homem medindo a pressão alta
Foto: MedPoint 24 | Pexels

De acordo com informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em sua Pesquisa Nacional de Saúde, os brasileiros que sofrem de pressão alta, conhecida como hipertensão arterial, chegam a 31,8 milhões. 

Publicidade

Além disso, com relação a um levantamento similar realizado em 2013, em uma década houve aumento de 2,5% de hipertensos no Brasil. 

Em suma, a hipertensão é uma doença que afeta milhões de brasileiros e está relacionada com má alimentação, sedentarismo e ingestão de álcool, além de outros fatores.

5 dicas para prevenir a pressão alta

Como consequência, a hipertensão pode acarretar no surgimento de doenças cardíacas, além de contribuir para doença crônica renal, acidente vascular cerebral, entre outras doenças.

Portanto, é importante prevenir a pressão alta, por isso, separamos 5 dicas para ajudar na prevenção.

1. Diminuir consumo de sal e gordura

O excesso de consumo de sal e gordura na comida pode ser prejudicial à saúde, portanto, o recomendado é que se diminua seu uso na alimentação.

2. Evitar consumo de álcool e cigarro

O consumo de álcool e cigarro é outro fator que pode ser prejudicial à saúde. Para prevenir a pressão alta, o ideal é não consumir esses produtos, e caso não seja possível, diminuir gradativamente.

Leia também: Melhores sucos detox

3. Fazer exercícios regularmente

De acordo com Mauro Machado, que atua na Medicina da Faculdade Pitágoras como médico e professor, em entrevista para o portal Terra, uma importante medida de promoção à saúde é a prática de exercícios físicos.

Portanto, se você sente que está sedentário, comece com práticas de caminhada!

4. Cuidar da saúde mental

Pode não parecer, mas um dos fatores que acarretam na hipertensão arterial é o estresse. Para prevenir a pressão alta, busque cuidar da sua saúde mental e entenda os motivos que causam seu estresse.

5. Incluir nos hábitos alimentares alimentos ricos em fibras

Para ajudar na pressão alta, incluir produtos ricos em fibra é essencial. Portanto, inclua leguminosas, como feijão, ervilha, soja em grãos, farelos e farinhas integrais, como arroz, aveia, milho e cereais matinais.

Enfim, você gosta de estar por dentro das notícias e dicas de saúde? 

Então, continue navegando em nosso site e descubra mais!